domingo, 8 de janeiro de 2012

Plêiades


Plêiades - (Foto Journal Planetary -NASA)
As estrelas brilhantes, vistas nesta imagem, são membros do popular aglomerado de estrelas abertas conhecidas como Plêiades, ou Sete Irmãs.

Os Sensores Sensíveis de Orientações do Telescópio Espacial Hubble definiu que a distância às Plêiades é de aproximadamente 440 anos-luz. Os Sensores Sensíveis de Orientações ficam na parte periférica do campo de visão do Hubble. Eles traçam uma circunferência que é aproximadamente o tamanho angular da Lua vista no céu. Eles estão sobreposto nesta imagem, para indicar uma escala da apurada visão do Hubble sobre o céu.
Os Sensores Sensíveis de Orientações do Hubble mediu ligeiras mudanças nas posições aparentes das três estrelas dentro do aglomerado, quando vistas a partir de diferentes lados da orbita da Terra.  Os astrônomos fizeram suas medidas, num intervalo de seis meses, durante um período de dois anos e meio.
Aproximadamente, 1.000 estrelas compõem o aglomerado, localizado na constelação de Touros.
A imagem, com composição de cores do aglomerado de estrelas das Plêiades, foi obtida pelo telescópio Schmidt, de 48 polegadas, do Monte Palomar. A imagem é do segundo Observatório de Exames do Céu de Palomar, e é parte do Exame Digitalizado do Céu. As fotos das Plêiades foram feitas a partir de três imagens separadas, obtidas com filtros vermelho, verde e azul. As imagens separadas foram obtidas entre 5 de novembro de 1986 e 11 de setembro de 1996.
tradução: Lau  (Foto Journal Image -NASA)

O Ano-Luz (AL) é a distância percorrida pela luz em um ano. Essa distância equivale a:

1 AL = 9,46 x 10¹² Km


Imagem de "Campo Profundo" das Plêiades - (21 de setembro de 2011). Credito da imagem: Stanislav Volskiy





DESCOBRINDO O COSMOS
Cada dia, uma imagem ou fotografia diferente, do nosso fascinante universo é caracterizada, junto com uma breve explanação escrita por um astrônomo profissional.
Você tem visto, sempre, o aglomerado de estrelas das Plêiades? Mesmo que você tenha, provavelmente, você nunca as viu assim: todas empoeiradas. Talvez, o mais famoso aglomerado de estrelas no céu, as estrelas brilhantes das Plêiades, possa ser visto sem binóculos, mesmo a partir das profundezas de poluições de luzes da cidade. Com uma exposição longa, a partir de uma localização escura, embora, a nuvem de poeira esteja envolvendo o aglomerado de estrelas das Plêiades, elas se tornam muito evidentes.
A exposição acima tomou aproximadamente 30 horas, e cobriu uma área do céu, diversas vezes o tamanho da lua cheia.
Também, conhecidas como “Sete Irmãs”, e M45, as Plêiades estão a 400 anos-luz, na constelação de Touros.
Um senso comum, com uma versão moderna, é que uma das estrelas brilhantes desvaneceu-se desde que o aglomerado foi nomeado, deixando somente seis estrelas visíveis a olho nu.
Entretanto, o atual numero de estrelas das Plêiades, visíveis, pode ser, mais ou menos, sete, dependendo da escuridão que envolve o céu, e a claridade no local da visão do observador.
                                                                                         Tradução: Lau (Foto Journal Image - NASA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário