![]() |
Plêiades - (Foto Journal Planetary -NASA) |
As estrelas brilhantes, vistas nesta imagem, são membros do popular aglomerado de estrelas abertas conhecidas como Plêiades, ou Sete Irmãs.
Os Sensores Sensíveis de Orientações do Telescópio Espacial Hubble definiu que a distância às Plêiades é de aproximadamente 440 anos-luz. Os Sensores Sensíveis de Orientações ficam na parte periférica do campo de visão do Hubble. Eles traçam uma circunferência que é aproximadamente o tamanho angular da Lua vista no céu. Eles estão sobreposto nesta imagem, para indicar uma escala da apurada visão do Hubble sobre o céu.
Os Sensores Sensíveis de Orientações do Hubble mediu ligeiras mudanças nas posições aparentes das três estrelas dentro do aglomerado, quando vistas a partir de diferentes lados da orbita da Terra. Os astrônomos fizeram suas medidas, num intervalo de seis meses, durante um período de dois anos e meio.
Aproximadamente, 1.000 estrelas compõem o aglomerado, localizado na constelação de Touros.
A imagem, com composição de cores do aglomerado de estrelas das Plêiades, foi obtida pelo telescópio Schmidt, de 48 polegadas, do Monte Palomar. A imagem é do segundo Observatório de Exames do Céu de Palomar, e é parte do Exame Digitalizado do Céu. As fotos das Plêiades foram feitas a partir de três imagens separadas, obtidas com filtros vermelho, verde e azul. As imagens separadas foram obtidas entre 5 de novembro de 1986 e 11 de setembro de 1996.
tradução: Lau (Foto Journal Image -NASA)
O Ano-Luz (AL) é a distância percorrida pela luz em um ano. Essa distância equivale a:
1 AL = 9,46 x 10¹² Km
Nenhum comentário:
Postar um comentário