quarta-feira, 11 de abril de 2012

Corpo Mental Superior


* Corpo Mental Superior
MENTAL SUPERIOR
Éter Vital Mental

Éter Luminoso Mental

Éter Refletor Mental

Éter Químico Mental


* Imagem do Livro: "Mãos de Luz" - Barbara Ann Brennan. editora Pensamento
São Paulo (SP), 28 de setembro de1987.

      O veículo subseqüente é o Corpo Mental propriamente dito, já constituído de matéria mental organizada, isto é, totalmente diferenciada.
     É a sede eletiva da percepção-consciência e inteligência do Ser Espiritual. É de ação e execução no mundo das formas. Após citarmos esses últimos veículos, digamos que eles formam o ORGANISMO MENTAL. Após formado o organismo mental, se prepara o Ser Espiritual, com a intercessão de Arquitetos do Astral, para imantar sobre si outros veículos de suma importância para sua evolução, quer seja no plano astral, quer seja no plano físico. Vejamos, pois, como adquire ou imanta sobre si esses veículos.
A Proto-Síntese Cósmica – Espírito ORISHIVARA – médium Yamunisiddha Arhapiagha F. Rivas Neto– Cap. V.

Contagem (MG), julho de 2003.
Definição: è um corpo energético de dimensão superior ao psicossoma, sem forma apreciável. Ao contrário do psicossoma, não possui órgãos internos que se assemelhem aos do corpo físico. È o idealizador e o mantenedor das formas e do funcionamento dos corpos que lhe são inferiores.
Sinonímia: Paracorpo, corpo superior, corpo puro, corpo do espírito, corpo sem forma.
Subdivisões: Mental inferior e mental superior
Chacras correspondentes: Laríngeo e frontal.

     O corpo mental caracteriza-se por ser disforme, ou seja, não mantém a forma do corpo humano, como o psicossoma. Geralmente, no plano mental, apresenta-se como um corpo ovalado, nebuloso e extremamente luminoso. Também conhecido como mentalsoma, pode se apresentar em variações cromáticas entre o branco, o azul e o dourado. Manifesta-se no plano ou dimensão mental, acima do alcance dos sentidos humanos. É imperceptível aos sentidos humanos porque transcende a forma e o espaço conforme são percebidos pelo ser humano.
     Sede da consciência cósmica, do pensamento contínuo e da memória integral, o corpo mental encontra-se no psicossoma, e não no cérebro humano. Isto é, localiza-se na região do perispírito que corresponde à cabeça -  e não no encéfalo. Enquanto o psicossoma faculta à consciência liberta definitiva ou momentaneamente a articulação extrafísica da fala, em forma de diálogo mental ou transmental, o corpo mental só se manifesta através da telepatia, sem articulação que se assemelhe a palavras.
     No ser encarnado, os atributos do corpo mental somente são sentidos intensamente após o ser humano já haver superado o domínio do corpo emocional ou psicossoma. Isso se dá após  o amadurecimento do ser, quando superar os impulsos animais.
     Tanto o duplo etérico quanto o psicossoma, embora sejam importantes para o momento evolutivo do ser na Terra, ofuscam-lhe a visão mental, pois tais corpos inferiores estão imersos em impulsos emotivos, enquanto o corpo mental está livre das manifestações próprias da emotividade. A conquista dos atributos da mente somente será realizada após o ser viver plenamente as etapas coordenadas pelo corpo emocional e amadurecer, transcendendo esse estágio.
     Quando o homem viver plenamente suas experiências físicas e sociais e conquistar a serenidade relativa que produz o amadurecimento da emoções, então poderá adentrar no domínio do campo mental. Livre das preocupações da matéria, terá maior tempo a sua disposição para se dedicar às realizações da mente e do espírito.
     O hábito de realizações espirituais e de estudos elevados pode ser um dos fatores importantes no desenvolvimento do corpo mental.
     Dentre as formas de manifestação da parapsicofisiologia do corpo mental, indicamos alguns de seus atributos:
- Transmissor de imagens mentais
- criador de formas-pensamento
- mediador entre os planos ou dimensões mental e astral
- coordenador da projeção de sentimentos racionalizados

     O corpo mental favorece o livre curso das idéias após transformar os circuitos intelectivos do ser, absorvendo elementos superiores que nutrem o intelecto. Podemos dizer que o corpo mental possui, à semelhança do cérebro físico, dois hemisférios, embora diferentemente da estrutura física do cérebro humano. Não possui forma, e cada hemisfério – assim denominado para efeito de aprendizado – representa polaridade negativa ou positiva. As experiências vividas pelo ser são arquivadas definitivamente no plano mental, através do corpo mental, ficando aí registradas como experiências necessárias (positivas) ou momentaneamente desnecessárias (nocivas).
     O corpo mental não atua diretamente sobre a matéria, mas atua intimamente ligado ao psicossoma. È somente através do psicossoma, quando o espírito está encarnado, que o corpo mental tem as percepções de espaço, forma, tempo e todas as demais que são próprias da vida material.
     O corpo mental tende a brilhar, crescer e se expandir à medida que o espírito evolui. Assim como o psicossoma é o responsável pela manifestação das emoções, o corpo mental é o responsável pelos pensamentos e sentimentos elevados. Portanto, melhorar os sentimentos e trabalhar o pensamento, expandindo a capacidade de raciocinar, é significativo para o desenvolvimento do corpo mental.
     Os estados mórbidos ou parapsicopatológicos associados ao corpo mental são perfeitamente observáveis nos espíritos errantes, principalmente logo após o processo de morte biológica.Quando o  ser retorna à dimensão extrafísica sem a consciência do impacto desencarnatório, apresenta uma parapsicopatologia que é possível trabalhar através da terapia empregada nas reuniões de evocação ou desobsessão. A parapsicose apresentada por espíritos recém-desencarnados, ou consciências extrafísicas, com monoideísmo reflete distúrbios próprios do corpo mental.
     Entidades extrafísicas carentes de energia mental vigorosa apresentam-se como vampiros, sugando as reservas energéticas de encarnados e desencarnados, provocando diversos prejuízos. Nesses casos tão comuns, ocorre um aparente déficit na atividade mental do indivíduo, pois tais entidades ajustam-se vibratoriamente às auras dos encarnados. Procuram suas vítimas em ambientes que favoreçam emoções fortes. Como a carência energética desses seres reside no corpo mental, os hospedeiros dessas almas desajustadas passam a abrigar formas-pensamento ou idéias desequilibradas e impróprias aos seus ideais. O distúrbio nesses casos é mental, embora persistam os sintomas no corpo emocional (psicossoma), mesmo durante algum tempo após o indivíduo se liberar da energia mórbida. È o que chamamos de repercussão vibratória.
     No plano espiritual, é muito comum as entidades com disfunções no corpo mental serem tratadas através de terapias coletivas, pela mentalização terapêutica realizada por equipes de espíritos especializados. Em casos assim, destaca-se o papel das artes realizadas pelos espíritos: criações mentais através da música, pintura de telas nos próprios fluidos do mundo espiritual e outras manifestações artísticas servem de estímulo para o reajuste do corpo mental enfermo.
     Tanto nos desencarnados quanto nos encarnados verificam-se, muitas vezes, certas emoções incontidas ou descontroladas gerando processos parapsicopatológicos como deficiência mental, desenvolvimento retardado, dificuldade de concentração e falta de senso crítico, resultantes de distúrbios do organismo mental.
    Como causas desses distúrbios próprios do corpo mental, observamos alguns fatores que favorecem o aparecimento dessas disfunções, tais como: intoxicações energéticas, processos de simbiose mental entre desencarnados e encarnados, processos de dependência emocional prolongada entre seres que se esgotam mutuamente.
     Livro – Além da Matéria – Uma ponte entre ciência e espiritualidade- espírito Joseph Gleber – Robinson Pinheiro.
     O CORPO MENTAL SUPERIOR ou dimensão espiritual elabora e estrutura as idéias e está ligado ao Chacra frontal de uma forma especial. Esse conteúdo espiritual é denominado corpo mental superior ou abstrato porque elabora e estrutura  princípios e idéias abstratas, buscando a síntese e conclusões que definirão as ações do indivíduo. A mente espiritual é a responsável pelo raciocínio criativo, e em sua intimidade são elaboradas as intuições para o progresso científico da humanidade. Sua estrutura superior capacita o corpo mental para a elaboração de teorias e de avaliações.
     Quando o mental superior está viciado e através dele o homem entra em conexão com os conceitos de poder temporal, domínio de consciências, mando desmedido e tirania, esse corpo fragmenta-se, adoece e perturba profundamente a personalidade.
     È conhecido como superconsciente nos registros espíritas e é a fonte dos mais sublimes desejos, pensamentos e inspirações nobres e elevadas; representa a intuição pura.
     Assim como o conteúdo instintivo representa uma fase animal, emocional e os arquivos das experiências milenares, o corpo mental superior corresponde ao porvir, à inspiração. Em profunda conexão com o chacra frontal, produz o elo de ligação com as forças que engendram o progresso do mundo. È dessa dimensão cósmica que o ser vivo banha-se na fonte sublime da própria vida, traçando suas metas quanto ao futuro. Quanto mais predomina o corpo mental superior, menos força e influência exercem o conteúdo instintivo do corpo emocional e a ação intelectiva do mental inferior. A atuação desse elemento divino representado pela superconsciência supera os domínios do intelecto.
     De um lado, a força instintiva instiga o homem ao retorno às práticas inferiores, aos desejos e aos comportamentos antigos. De outro, a ação mais espiritual do corpo mental inspira-o a prosseguir desligando-se das emoções , da matéria e elevando-se cada vez mais à manifestação plena do ser. O homem fica dividido entre os dois apelos, e a pressão exercida por essas forças e pelas influências do contexto reencarnatório e do mundo extrafísico é que forja seu caráter, sua identidade espiritual.
Livro – Além da Matéria – Uma ponte entre ciência e espiritualidade- espírito Joseph Gleber – Robinson Pinheiro.

Um comentário: